Bernardinho é o melhor técnico brasileiro de todos os tempos?

O técnico brasileiro Bernardinho é o melhor técnico brasileiro de todos os tempos? O que você pensa a respeito do técnico Bernardinho?

Bernardinho pode ser considerado um abençoado, sem dúvidas é, mas ele é mais do que isso, ele é um exemplo de competência profissional em todos os sentidos.

Quem já assistiu uma partida em que o técnico brasileiro Bernardinho está em quadra, chega a duvidar se vale mais a pena assistir ao jogo ou à performance do técnico.

Exageros à parte, Bernardinho é um dos poucos brasileiros que conseguiram ser uma unanimidade nacional. Vamos entender o porquê!

Bernardinho, o melhor técnico brasileiro de todos os tempos!

Mesmo se você não for um dos fãs do vôlei brasileiro, é difícil não reconhecer a trajetória vitoriosa de Bernardo Rocha de Rezende, o nosso Bernardinho.

Desde 2001, quando assumiu a seleção de vôlei masculino, Bernardinho acumulou dezenas de conquistas:

  • Campeão da Liga Mundial em 2001.
  • Campeão Mundial em 2002.
  • Campeão da Liga Mundial em 2003.
  • Campeão da Liga Mundial em 2004.
  • Campeão olímpico em 2004.
  • Campeão da Liga Mundial em 2005.
  • Campeão da Liga Mundial em 2006.
  • Campeão da Liga Mundial em 2007.
  • Vice-campeão olímpico em 2008.
  • Campeão da Liga Mundial em 2009.
  • Campeão da Liga Mundial em 2010.
  • Campeão Mundial em 2010.
  • Vice-campeão olímpico em 2012.
  • Campeão Olímpico em 2016.

Somando outras conquistas, Bernardinho acumulou mais de 30 títulos em sua carreira vitoriosíssima à frente da seleção brasileira de vôlei.

Dessa forma, o técnico Bernardinho se tornou uma unanimidade nacional e mundial. Não há quem não respeite o seu trabalho.

 

Qual a receita de Bernardinho?

Não vamos ficar conjecturando tentando adivinhar o que faz de Bernardinho o técnico que ele é, mas, podemos tentar definir estes motivos.

Ele possui a capacidade de extrair o melhor de cada jogador!

Não são os seus gritos ou caras e bocas que fazem com que Bernardinho consiga fazer um jogador ir além do que ele mesmo achava que podia ir.

Jogadores talentosos, mas no mesmo nível de outros, por exemplo, conseguiram atingir níveis inacreditáveis de desempenho: Nalbert, Giba, Tande!

Jogadores “baixos”, com impulsão assombrosa! Jogadores “pesados”, mas com agilidade inimaginável, todos dispostos a alcançar a excelência a partir do apoio, força e reconhecimento do técnico Bernardinho.

Foco nas pessoas!

Primeiro as pessoas e depois os fundamentos do esporte! A valorização dos jogadores como seres humanos, imperfeitos, passíveis de erros, mas capazes de superar seus próprios limites, é a base do trabalho de Bernardinho.

Foco nos fundamentos!

Depois das pessoas, o foco é na repetição exaustiva dos fundamentos básicos do vôlei: passes, levantamentos, bloqueios e as jogadas bem treinadas. Todas estas coisas fizeram do técnico brasileiro Bernardinho, sinônimo de sucesso!

Foco na equipe!

Ninguém, principalmente, no vôlei, consegue ganhar um jogo sozinho! O técnico Bernardinho conseguia tirar o melhor de cada um, para que este melhor fosse utilizado em benefício de todo o grupo.

Conseguir imaginar as infindáveis possibilidades de um ataque ou defesa, fizeram do técnico Bernardinho um estrategista quase insuperável, e o foi, durante muito tempo!

Que o diga a hegemonia da conquista das Ligas Mundiais de 2003 a 2007. Por isso tudo, é fácil reconhecer que Bernardinho é o técnico brasileiro mais bem-sucedido de todos os tempos!

Talvez exista outro técnico, em outro esporte, tão ou mais vitorioso que o técnico Bernardinho, mas não com tanta repercussão e reconhecimento.

Talvez, caso esse técnico exista, estejamos fazendo uma grande injustiça, todavia, não podemos negar a influência do carisma de Bernardinho, que, sem dúvidas, colocou o vôlei masculino brasileiro em um patamar jamais alcançado por nenhum outro técnico. E isto, sem dúvidas, o promove à condição de melhor técnico brasileiro de todos os tempos!

 

 

 

Gostou de nosso artigo? Comente! Aguarde novidades em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *